Soluções geotécnicas na Arena Multiuso Pacaembu — a revitalização de um estádio monumento
tecnogeo
- março 4, 2024
- 4 Min Read
O Estádio do Pacaembu é um dos ícones da cidade de São Paulo e do futebol brasileiro. Inaugurado em 1940, ele foi palco de grandes eventos esportivos, culturais e históricos.
Porém, com o passar do tempo, a fim de adequar às novas demandas e exigências do mercado, um grande projeto de reforma foi aprovado!
Confira, neste texto, um pouco mais sobre o Pacaembú, as soluções geotécnicas utilizadas e os desafios enfrentados pela Tecnogeo Ground na obra de revitalização.
Sai o Estádio Pacaembu, entra a Arena Multiuso Pacaembu
Inaugurado há 84 anos, o Pacaembu tinha capacidade para 70 mil pessoas e era o maior da América Latina na época. Ele recebeu grandes jogos e eventos, que revelavam as divisões sociais e culturais da sociedade paulistana.
Além disso, ele era um espaço de lazer e diversão para as crianças e os moradores do bairro, que brincavam entre as colunas e as arquibancadas.
(Projeto Arena Multiuso Pacaembu. Imagem: Pacaembu Oficial)
Em 2019, o estádio Pacaembu foi concedido à iniciativa privada, que iniciou um projeto de revitalização para transformá-lo em uma arena multiuso, capaz de receber diversos tipos de eventos, como shows, feiras, congressos e espetáculos.
A previsão é que a obra seja concluída ainda em 2024, entregando à cidade um espaço moderno, funcional e sustentável.
Para realizar essa obra de grande porte e complexidade foi preciso contar com a expertise e a qualidade da Tecnogeo Ground, empresa especializada em serviços de fundação e geotecnia fina, que foi responsável por executar as soluções geotécnicas necessárias para garantir a estabilidade e a segurança da estrutura do estádio e do edifício multifuncional.
(Foto: Tecnogeo Ground / Troika Comunicação)
Desafios e soluções geotécnicas da Tecnogeo Ground no Pacaembu
A obra do Pacaembu apresentou diversos desafios para a Tecnogeo Ground, que exigiram adaptação, inovação e eficiência. Um dos principais desafios foi a restrição de espaço e a declividade do terreno, que dificultaram a execução das estacas raiz, um tipo de fundação profunda que é feita com perfuração e injeção de argamassa.
Para superar esse obstáculo, a Tecnogeo Ground teve que adaptar suas perfuratrizes para se ajustarem ao local. Além disso, a empresa aplicou diversas tecnologias e equipamentos de ponta, como:
- Tirantes definitivos e provisórios;
- DHPs;
- Barbacãs;
- Microestacas;
- Parede diafragma;
- Estaca escavada;
- Solo grampeado.
(Tirantes na revitalização do Pacaembu. Foto: Tecnogeo Ground / Troika Comunicação)
Todos esses serviços foram realizados seguindo as normas técnicas e os padrões de segurança, além da qualidade e eficiência únicas da empresa.
A Tecnogeo Ground mobilizou mais de 90 colaboradores em cinco frentes distintas e em eventuais turnos duplos de trabalho, demonstrando a sua dedicação em cumprir um cronograma desafiador.
No total, foram cerca de 17 mil metros quadrados de contenção e mais de 49 mil metros de tirantes!
A revitalização de um monumento de São Paulo
Participar da revitalização do Pacaembu foi uma grande honra e já é considerada uma parte fundamental da história da Tecnogeo Ground. A empresa se orgulha de fazer parte dessa obra emblemática, que contribui para a valorização de um patrimônio da cidade de São Paulo e do Brasil.
(Estaca escavada. Foto: Tecnogeo Ground)
A Tecnogeo Ground também se destaca pela sua habilidade em realizar obras de grande porte e complexidade, deixando um legado duradouro na infraestrutura da cidade.
O Pacaembu, em breve renovado, será mais um testemunho da competência e da qualidade da Tecnogeo Ground, que se consolida como uma referência no mercado de fundação e geotecnia fina.
Siga a Tecnogeo Ground no Instagram e no LinkedIn para conhecer mais sobre a empresa número um do Brasil em serviços geotécnicos.
Para mais informações sobre as soluções, serviços, estudo técnico e/ou solicitação de orçamento, envie um e-mail para nós: comercial@tecnogeo.com.br